ICMS/SE: Contribuintes podem regularizar débitos de ICMS em condições mais favoráveis

Os contribuintes com débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ganharam uma chance para regularizá-los com mais facilidade. Até o dia 31 de agosto, todos aqueles que possuem valores renegociados junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em até 12 vezes podem migrar para o novo formato de parcelamento e pagá-los em até 60 parcelas. A medida foi regulamentada pelo Decreto 1.126/2025, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 23.

Para usufruírem do benefício, os interessados precisarão solicitar o cancelamento do acordo atual e a adesão a um outro parcelamento. O pedido deverá ser feito por meio do e-mail gecret@fazenda.se.gov.br, informando o número da Inscrição Estadual, CNPJ, Razão Social e protocolos que deseja cancelar. Ele também pode ser realizado de forma presencial na sede da Sefaz, localizada na Rua José Carvalho Pinto, 280, 3° andar, no bairro Jardins em Aracaju, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h.

“A ideia é facilitar a vida do contribuinte, permitindo que ele troque uma dívida negociada em condições menos favoráveis por outra com prazo mais alongado de pagamento. Isso ajudar a melhorar o fluxo de caixa das empresas e permite que elas cumpram suas obrigações tributárias”, explicou a gerente de Crédito da Sefaz, Rosa Amélia Gomes.

Como aderir

Para aderir à renegociação em até 60 vezes, o valor mínimo de cada parcela deve ser de R$ 359,20. Após protocolar o pedido, o contribuinte será notificado pela Gerência de Crédito da Sefaz sobre a autorização para formalizar o novo parcelamento.

Esse débito será refinanciado diretamente no Portal da Autorregularização, disponível no site da Sefaz, informando o número da Inscrição Estadual e CPF ou CNPJ do sócio ou procurador da empresa.


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Itec Contabilidade Consultiva

Itec Contabilidade Consultiva

WhatsApp