ICMS/GO: Goiás moderniza gestão fiscal com novo sistema de envio da EFD-Reinf à Receita Federal

O Tesouro Estadual de Goiás, por meio da Superintendência Central de Contabilidade e da Superintendência Financeira, lançou oficialmente, nesta segunda-feira (26/05), o novo sistema de gestão para o envio da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) à Receita Federal. A ferramenta representa um marco na modernização da gestão fiscal estadual, automatizando processos e ampliando a segurança, eficiência e conformidade legal das informações prestadas pelos órgãos do Poder Executivo.

O anúncio foi realizado durante reunião virtual conduzida pelo Subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Oliveira, do Superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende e da Superintendente Financeira, Juliana Manzi. O encontro também contou com a participação de técnicos, gestores financeiros e contadores setoriais. Na ocasião, foram detalhadas as funcionalidades do sistema, seu processo de contratação, suporte técnico e as orientações práticas para utilização.

Desenvolvido e disponibilizado na modalidade Software as a Service (SaaS), o novo sistema tem capacidade para operar com até 50 usuários simultâneos e atender até 50 CNPJs distintos. Ele permite o envio automatizado das informações fiscais, mantendo os procedimentos de apuração e retenção já adotados. A solução também oferece recursos como upload de arquivos, geração de relatórios e integração futura com outros sistemas governamentais.

Durante a abertura da reunião, o Subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Oliveira, destacou a importância estratégica do projeto, afirmando que: “A entrega deste sistema simboliza o compromisso do Tesouro Estadual com a inovação e a excelência na gestão pública. Estamos dando mais um passo relevante rumo à automatização inteligente das obrigações acessórias, com foco na qualidade da informação e na integridade fiscal do Estado de Goiás”.

Ricardo Rezende também enfatizou o caráter colaborativo do processo de implementação. “Essa entrega é fruto de um trabalho técnico de mais de um ano, envolvendo diversas áreas e parceiros. A ferramenta foi validada com apoio dos órgãos setoriais e será essencial para elevar o padrão da conformidade fiscal no Estado”, afirmou.

A empresa contratada para o fornecimento e suporte da ferramenta é a Pytax Web, responsável pelo atendimento técnico. O gestor do contrato, Cleyton Costa, ressaltou a importância do engajamento dos usuários e do bom uso do suporte técnico oferecido. “A ferramenta só alcançará seu pleno potencial se for usada com regularidade e comprometimento por todas as unidades. Contamos com os contadores para que, mesmo em órgãos com poucos lançamentos, o sistema seja utilizado. Em caso de dúvidas, o suporte da Pytax Web está disponível e preparado para auxiliar”, explicou.

O coordenador técnico Ronaldo Pinheiro de Araújo destacou que “ a iniciativa da Secretaria de Economia marca um avanço significativo na gestão fiscal, ao atender de forma integrada os diversos órgãos e entidades do Poder Executivo. Ao promover maior transparência, rastreabilidade das informações e agilidade no cumprimento das obrigações perante à Receita Federal, o projeto fortalece a governança e contribui diretamente para os resultados estratégicos do Estado”.

Com a nova ferramenta em funcionamento, a Secretaria da Economia consolida mais um avanço na modernização da contabilidade pública estadual, alinhando-se às melhores práticas de governança, transparência e responsabilidade fiscal.

Fonte: Secretaria da Economia – Governo de Goiás (Retirado do Meu Site Contábil)


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Itec Contabilidade Consultiva

Itec Contabilidade Consultiva

WhatsApp